Loading...

O que é PENSAR

 O que é Pensar Estrategicamente? A existência dos dois hemisférios do cérebro foi comprovada no início da década de 60. Através de experiências notou-se a dominância do lado esquerdo dos pensamentos racionais como a linguagem, a lógica e o tempo, enquanto o direito se ocupava com os pensamentos emocionais como a imaginação, a visão, a intuição e a orientação espacial.

 

Os mais jovens conseguiam desenvolver capacidades de pensamentos semelhantes em ambos os hemisférios, enquanto que os mais velhos apresentavam uma forte separação de pensamentos entre os dois lados do cérebro. Hoje em dia sabe-se que, ao se exercitar o cérebro, este resultado deixa de ser totalmente verdadeiro pois ambos os lados do cérebro podem ser estimulados, permitindo, assim, que suas habilidades sejam potencializadas em qualquer tempo.

 

cerebro

 

A capacidade de Pensar é o que difere os seres humanos dos demais animais. São os pensamentos que permitem os seres humanos modelarem o mundo e lidar com ele de uma forma efetiva de acordo com suas metas, planos e desejos. Etimologicamente, pensar significa avaliar o peso de alguma coisa. Em sentido amplo, podemos dizer que o pensamento tem como missão tornar-se avaliador da realidade.

 

Segundo Descartes (1596-1650), filósofo de grande importância na história do pensamento:

“A essência do homem é pensar”. “Sou uma coisa que pensa, isto é, que duvida, que afirma, que ignora muitas, que ama, que odeia, que quer e não quer, que também imagina e que sente”. “Penso, logo existo.”

 

O pensamento é considerado a expressão mais “palpável” do espírito humano, pois através de imagens e ideias revela justamente a vontade deste. O pensamento é fundamental no processo de aprendizagem, pois é o principal veículo do processo de conscientização. A atividade de pensar confere ao homem “asas” para mover-se no mundo e “raízes” para aprofundar-se na realidade.

 

pensar

 

 

Estratégia é a técnica dos estrategistas, daqueles que comandam e orientam equipes de todas as áreas de uma empresa. Assim, estratégia é a arte de ver o todo e de ver a parte, que visa por essência, levar ao ponto definido como objetivo final. Essa palavra entrou para o mundo dos negócios, vinda da área militar, e tem a ver, obviamente, com os esforços de sobreviver e crescer num mundo marcado pela concorrência.

 

O pensamento estratégico avalia todas as condições do ambiente, analisa as forças e fraquezas da empresa, do mercado, da concorrência e então toma decisões sobre o que fazer para se ganhar a guerra da concorrência no mundo dos negócios. Pensar estrategicamente é reconhecer que há incerteza quanto à realização dos objetivos, que há forças adversas e também oportunidades. A partir daí, concebe-se um modo de fazer um esforço no rumo certo e do jeito certo para que as metas sejam garantidas. O sucesso empresarial depende muito da capacidade da organização em relação a sua habilidade de formular estratégias que venham a possibilitá-la de realizar sua missão, objetivos, metas e assim, garantir sua competitividade diante ao mercado.

 

Pular para a barra de ferramentas